TOPO_03

Receita de escondidinho de macaxeira com costela.

A macaxeira, a mandioca ou o aipim é versátil no nome, nas condições de plantio e nas formas de preparo. Além de ser uma delícia, é rica em fibras, isenta de glúten e uma excelente fonte de carboidratos.

Não é à toa que ela é protagonista da mesa dos brasileiros e de um dos pratos mais gostosos da nossa culinária: o escondidinho de macaxeira com carne. É difícil pensar nessa receita e não sentir vontade de comê-la, né?

É por isso que vamos te ensinar como fazer um escondidinho maravilhoso com costela desfiada.

PARA O PURÊ DE MACAXEIRACORPO_blog

Ingredientes

3 macaxeiras Doce Mel descascadas

1/2 xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de manteiga

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Descasque as macaxeiras e corte em pedaços médios. Transfira para a panela de pressão (limpa) e cubra com água – não ultrapasse o nível máximo da panela.

2. Adicione 1 colher (chá) de sal, tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela.

3. Transfira as macaxeiras para uma peneira e deixe escorrer bem a água. Sobre uma panela, passe as macaxeiras ainda quentes por um espremedor de batatas.

4. Adicione o leite e a manteiga. Leve ao fogo baixo e mexa bem até ficar cremoso. Prove e, se necessário, tempere com sal e pimenta-do-reino.

PARA A MONTAGEM

Ingredientes

1/4 de xícara (chá) de farinha de rosca

1/3 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado

azeite para untar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com azeite um refratário com cerca de 27 cm x 16 cm.

2. Espalhe a carne de costela desfiada no fundo do refratário.

3. Com uma colher grande espalhe o purê de mandioca sobre a carne desfiada e alise com uma espátula. Salpique a farinha de rosca e o queijo parmesão ralado. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 20 minutos, ou até dourar. Sirva a seguir.

facebooktwittergoogle_plusmailfacebooktwittergoogle_plusmail

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *