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O benefício das frutas para as crianças

As frutas contém água, fibras, vitaminas, sais minerais, frutose, carboidratos e proteínas. Toda essa variedade nutricional vem com poucas calorias, é facilmente digerida e dá boa saciedade. E tem mais: de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), há evidências de que a ingestão de frutas diminui o risco de diabetes e obesidade.

A recomendação dos especialistas é que crianças acima de 1 ano de idade consumam de três a quatro porções de frutas por dia. Se elas não forem processadas e transformadas em suco, melhor, porque suas fibras e nutrientes permanecem intactos. Também é importante prestar atenção na variedade de cores para garantir a ingestão de diferentes nutrientes, essenciais ao crescimento e desenvolvimento infantil, e, sempre que possível, não desprezar a casca, já que nela se concentra a maior parte desses benefícios.

Use a criatividade

Crianças gostam de sabores, cores e formas. Aproveite para deixar as frutas mais atraentes:

–       Coloque frutas picadas e sortidas em espetinhos;

–       Jogue iogurte em cima das frutas;

–       Prepare salada de frutas com formatos diferentes (a melancia, por exemplo, pode ser cortada como uma estrelinha);

–       Use o boleador para fazer bolinhas de fruta;

–       Faça picolés com pedaços de frutas. É só cortá-las em cubinhos, misturar com suco de laranja ou limão, colocar em fôrmas próprias, espetar um palito de madeira e levar ao congelador.

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