Coach helping people with Pilates exercises. 

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Entenda como o Pilates pode ajudar na corrida

Força, flexibilidade e equilíbrio são as três principais características do Pilates. O esporte, que está bastante em alta, sobretudo entre o público feminino, valoriza a concentração, respiração e execução dos movimentos com o posicionamento do corpo mais adequado possível. O Pilates pode colaborar com o corredor no sentido de trabalhar sua força muscular e postura, principalmente se aplicado de forma focada para a corrida.

Muitas pessoas têm a pisada com algumas falhas e isso pode ser corrigido por meio de exercícios que melhoram o posicionamento de tornozelos, joelhos e pelve. A força dos grupos musculares importantes para a corrida também pode ser treinada com a utilização da resistência dos equipamentos: o glúteo médio, que mantém a pelve e o joelho alinhados; o glúteo máximo, importante na manutenção da postura ereta e impulsão; a panturrilha, que tem papel fundamental na absorção de impacto; e o quadríceps, principal motor do joelho.

Consciência corporal e equilíbrio também são estimulados com essa técnica, melhorando o movimento do corpo durante a corrida.Todos os exercícios de Pilates são realizados com uma intenção de crescimento do corpo e com contração do chamado “Power House”, cujo principal músculo é o abdômen.

Tudo isso auxilia na manutenção de uma boa postura durante a corrida e no controle da estabilidade do tronco, fundamental em qualquer esporte.

O alongamento da musculatura também é algo bastante trabalhado no Pilates. Manter os músculos com flexibilidade normal e as articulações com a amplitude de movimento adequada é uma ferramenta do corredor na prevenção de lesões. Portanto, o Pilates, quando aplicado de forma direcionada, é uma ótima ferramenta no preparo do corpo para a corrida.

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