Ao comprar frutas e legumes, as pessoas costumam ter em mente a grande variedade de nutrientes e vitaminas que serão adicionados às refeições. No entanto, o que muita gente não sabe, é que está desperdiçando uma das maiores fontes desses nutrientes: as sementes.
Ao jogar sementes, caroços e cascas fora, você está literalmente colocando no lixo uma parte da fruta muito mais rica do que a própria polpa. E que, muitas vezes, poderia ser aproveitada em petiscos, farinhas, sucos e diversas outras receitas.
Conheça um pouco mais sobre as sementes que podem, e que deveriam, ser consumidas e deixe de jogar fora um importante fonte de vitaminas e sais minerais.
Melão
As sementes do melão são ricas em proteína vegetal, gorduras boas, fibras, cálcio, magnésio e ômega-3. Tantos nutrientes fazem com que essa semente tenha ações diuréticas, antioxidante e anti-inflamatória, além de ser ótima para o intestino e a saúde dos ossos.
Essa semente pode ser assada no forno e usada como petiscos, em complemento de saladas, e também pode ser transformada em farinha para enriquecer receitas. Outro modo de consumi-la é a transformando em leite vegetal. É só bater as sementes com água morna no liquidificador e depois coar, separando o líquido do resíduo sólido.
Melancia
Com substâncias parecidas com as sementes do melão, as da melancia também oferece ações diuréticas, antioxidantes e protetora dos ossos. Além de promover a saciedade e ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.
Você pode torrar a semente da melancia e depois triturá-la, transformando em um pó que pode ser usado em shakes, vitaminas, sopas, sucos e chás.
Abacate
Esta a gente imagina que vai surpreender muita gente. Sabia que o caroço do abacate contém até 70% dos antioxidantes da fruta? Ele também é um poderoso antimicrobiano, antifúngico e antibiótico natural.
A sugestão de uso para a semente do abacate é ralar, desidratar e ir usando aos poucos sempre que quiser preparar sucos e vitaminas.
Mamão
Além de todos os benefícios que o mamão oferece, suas sementes também proporcionam uma série de vantagens. Elas combatem parasitas, regulam o intestino, desintoxicam o fígado, são antibacterianas, melhoram a circulação e o aspecto do cabelo e da pele.
Por ter um gosto levemente apimentado, algumas pessoas optam por usá-la até como substituta da pimenta do reino. Outra opção é triturá-la e usar em conjunto com outras frutas e sucos.
Abóbora
Com 28 vezes mais fibras que a polpa, a semente de abóbora é outra grande aliada da saúde. Elas também são ricas em magnésio, cálcio, potássio e diversas vitaminas. Assim, tem efeitos consideráveis na qualidade do sono, na saúde do intestino, na redução do açúcar no sangue, na saúde do coração, entre outros.
Pelo seu tamanho, essa semente é ótima para ser usada como petisco, basta assá-la com um pouco de azeite e tempero a gosto. Também podem ser acrescentada na granola, em saladas ou transformadas em farinha.
Uva
Naturalmente ingeridas junto com a fruta, as sementes da uva também merecem destaque por seus benefícios à saúde. Ricas em vitamina E, flavonoides e polifenóis, elas podem auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, colesterol alto, alergias, problemas de visão entre outros.