Quem pratica atividades físicas com frequência sabe: a alimentação faz muita diferença nos resultados. Manter uma dieta equilibrada, com consumo regular de alimentos saudáveis e nutritivos, traz mais energia, melhora a resistência física, o desempenho e ajuda a ter uma recuperação muscular mais rápida.

Por isso, seja qual for o seu objetivo com o exercício (competição, ganho de massa muscular, emagrecimento, etc) é muito importante estar bem alimentado antes do treino para ter energia o suficiente para realizar a atividade e também no pós-treino, para recuperar os nutrientes perdidos e amenizar o desgaste muscular.

Conheça agora algumas frutas que podem ajudar você a potencializar os seus resultados nas práticas esportivas.

Pré-treino

Laranja e Limão
Fontes de vitaminas A, C e E, essas frutas ajudam o organismo a se proteger contra os radicais livres criados durante atividades físicas intensas. Além disso, estudos indicam que o consumo desses antioxidantes também ajuda a preservar a força muscular.

Manga
Além de ser uma boa fonte de carboidratos, a manga também fornece vitaminas antioxidantes A e C, minerais e fibras.

Maçã
Fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, fibras, e quercetina (uma substância anti-inflamatória), a maçã é uma ótima opção de fruta para ser consumida antes de treinos mais leves.

Côco
Rico em gorduras boas, potássio, fósforo e manganês, o côco é uma fonte rápida de energia e também ajuda a acelerar o metabolismo, além de fortalecer o sistema imunológico.

Pós-treino

Abacaxi
Rica em potássio e em bromelina, a fruta é ótima para a recuperação do corpo, ajudando a evitar a fadiga e as dores musculares comuns depois dos treinos.

Água de côco
Assim com a polpa da fruta, a água do côco também é rica em minerais, funcionando como um isotônico natural para recuperar os nutrientes perdidos durante a atividade física.

Melancia
Além de ser conhecida como fonte de água, a melancia também é riquíssima em vitaminas e minerais essenciais para o organismo. Também ajuda a recuperar a circulação de oxigênio no sangue, a formação e a resistência muscular.

Abacate
O consumo do abacate favorece a perda de gordura abdominal, além de ajudar na regulação da atividade muscular e no aumento da ação anti-inflamatória das gorduras ômega 6, 7 e 9. Isso porque a fruta é rica em gorduras boas, potássio e vitamina E.