Você já deve ter ouvido falar nas uvas de mesa, certo? Elas são uma variedade da fruta que são cultivadas para serem consumidas frescas, como acompanhamento de pratos ou mesmo sozinhas, ao contrário das que são destinadas para a produção de vinho, espumantes, passas, etc. 

Os dois tipos podem ser diferenciados por algumas características distintas. Enquanto as uvas de vinho têm a casca mais grossa e a polpa macia, as uvas de mesa possuem casca fininha, sendo mais crocantes e menos ácidas, de forma que são mais atraentes ao paladar e mais fáceis de mastigar.

Mas, isso não quer dizer que todas elas sejam iguais. Conheça agora as principais diferenças entre as mais conhecidas variedades de uvas de mesa. 

1 – Uva Crimson 

Um dos mais conhecidos tipos de uvas sem sementes, a Crimson tem coloração rosada intensa e um fruto com formato alongado. De sabor suave e doçura equilibrada, e sem ser ácida, sua polpa é firme e suculenta. Ótima companhia para queijos moles e para frutos do mar de sabores acentuados, como crustáceos.

2 – Uva Midnight

A Midnight também é uma variedade sem sementes, de frutos alongados, grandes e de intensa coloração roxa. Com sua polpa doce, crocante e com sabor moscatel, a Midnight vai muito bem combinada com carnes vermelhas delicadas e queijos duros.

3 – Uva Red Globe

Os frutos grandes e arredondados da Red Globe se destacam entre as demais uvas. Semeada, de colocação rosada, textura firme, crocante e muito doce, a Red Globe é uma variedade perfeita para acompanhar receitas com carnes de caça e para harmonizar com sobremesas à base de chocolate meio amargo.

4 – Uva Vitoria 

De polpa macia e coloração bem escura, a Uva Vitoria é uma das preferidas para ser consumida fresca. Essa variedade se destaca por seu sabor doce e bem equilibrado, e por não ter sementes, é sempre uma boa opção para ser inserida na alimentação das crianças.

5 – Uva Thompson

Também sem sementes, a Thompson é uma das mais antigas uvas de mesa já cultivadas. Facilmente reconhecida por seu fruto alongado e de coloração âmbar e esverdeada, é uma uva crocante, doce e de sabor equilibrado. Muito utilizada em sobremesas, é famosa por acompanhar receitas com chocolate e creme de leite. Além de combinar muito com frutos do mar frescos e saladas tropicais.