“Corpo são, mente sã”. Apesar de clichê essa frase é cheia de verdades. Nossa mente reflete o que o nosso corpo sente. A alimentação influencia diretamente em nossa saúde, mas não só na condição física: a saúde mental é impactada diretamente pelos alimentos que ingerimos.
Nesse mês acontece a já tradicional campanha Setembro Amarelo, em que voltamos nossa atenção para os cuidados com saúde e bem-estar mental. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão. Por outro lado, pesquisas apontam que quem possui uma dieta saudável, reduz em 16% o risco de ter algum transtorno depressivo.
Nosso cérebro produz neurotransmissores que controlam nossas funções cerebrais. Um deles é muito importante e popular: a serotonina. Ela manda para o cérebro boas sensações, bem-estar e regula o nosso humor.
Algumas frutas são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção da serotonina. São elas: o mamão, a tangerina, limão, abacate e banana. Além do brócolis, que contém selênio, um mineral que contribui para regular a ansiedade, a depressão e a fadiga. É recomendado o consumo de três a cinco porções de frutas, todos os dias. Ou seja, dá pra consumir sem preocupações!
Alimentação saudável é sinônimo de qualidade de vida. Uma dieta rica em vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis nos ajudam a melhorar nossas funções cerebrais, energia, memória e consequentemente as emoções. Se tudo isso for aliado à atividade física, é ainda melhor!
É necessário estar atento a saúde mental, tanto quanto observamos a saúde de nosso corpo. No caso de identificar alguma mudança na sua saúde mental, não hesite em pedir assistência profissional especializada. Acesse o canal do Centro de Valorização da Vida ou o site Setembro Amarelo, para entender seus sentimentos e buscar ajuda se necessário.