Até os seis meses de idade, a Organização Mundial da Saúde determina que os bebês sejam alimentados apenas com leite materno. Só depois dessa primeira fase é que a introdução a alimentos sólidos deve ser feita e sempre com o acompanhamento do pediatra da criança.

Ao chegar o momento de iniciar a introdução alimentar com o bebê, os pais precisam estar atentos a alguns fatores. O primeiro é a variação dos alimentos, de forma que a criança tenha à disposição uma boa quantidade de nutrientes, dando sempre prioridade às frutas, legumes e verduras adequadas para cada idade.

Mas só ser saudável não basta, certo? Também é muito importante ter um cardápio saboroso e variado que atraia a atenção do bebê para explorar novos sabores, afinal ninguém gosta de comer a mesma coisa todos os dias, por mais nutritiva que seja.

E para ajudar os papais e mamães a desenvolverem um cardápio gostoso e prático, trouxemos algumas opções de papinhas doces e salgadas que podem ser introduzidas na dieta dos pequenos degustadores.

Receitas salgadas

1 – Carne, abóbora e brócolis
Em uma panela, refogue uma colher de cebola picada e duas colheres de carne moída no azeite. Depois acrescente três colheres de abóbora picada e cubra com água. Quando todos os ingredientes estiverem cozidos, acrescente duas colheres de brócolis picados e deixe cozinhar por mais cinco minutos. Amasse todos os ingredientes, espere esfriar e sirva.

2 – Frango, batata e brócolis
Cozinhe 100g de peito de frango com temperos secos a gosto (não coloque sal, nem condimentos picantes). À parte, refogue cebola em um pouco de azeite e depois adicione duas colheres de batata picada, deixando cozinhar. Quando secar, adicione um pouco do caldo do frango e duas colheres de brócolis picado. Depois de cozidos, adicione o frango e amasse todos os ingredientes. Depois é só esperar esfriar e servir.

3 – Macarrão, carne e legumes
Em uma panela, cozinhe um pedaço de patinho, mandioquinha, brócolis, cenoura e abóbora até ficarem bem macios. Adicione ao cozido um ninho de macarrão tipo cabelo de anjo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Depois é só deixar esfriar, amassar com um garfo e servir.

Receitas doces

1 – Abacate e pera
Raspe meia pera portuguesa, adicione duas colheres de sopa de abacate amassado, misture e sirva.

 

2 – Maçã
Retire o miolo da maçã e cozinhe por 15 minutos com um pouco de erva doce e um pau de canela. Depois, amasse a maçã e sirva quando estiver frio.

3 – Ameixa e pera
Cozinhe uma pera, duas ameixas e cravo a gosto em uma panela. Depois de cozidos, retire as as frutas da água, remova cascas e sementes, amasse e sirva.

4 – Manga, maçã e cenoura
Limpe, descasque e tire as sementes dos alimentos e corte-os. Arrume as frutas e a cenoura em uma assadeira e coloque em forno pré-aquecido a 180°C por vinte e cinco minutos ou até dourar. Retire a assadeira do forno, amasse e misture os alimentos com um garfo ou mixer e sirva quando esfriar.